Conceito Omnichannel e a loja física
O mercado está em constante transformação. As acelerações digitais e os novos hábitos de compra que foram impulsionados durante a pandemia tendem a continuar fortes nos próximos anos.
Com consumidores cada vez mais atentos, conectados e criteriosos antes de efetuar uma compra, um dos principais objetivos das empresas é agradar ainda mais os clientes. Neste contexto, a Omnichannel ganha mais espaço e força. E as empresas que investem em uma abordagem Omnichannel saem na frente de suas concorrentes.
O que é Omnichannel?
Trata-se de uma estratégia de vendas que integra todos os canais de vendas e comunicação de uma empresa, que proporciona uma experiência de compra diferenciada e fácil ao consumidor – unindo o mundo físico ao digital.
Os clientes podem comprar em qualquer meio (on-line, loja física, pelo telefone, entre outros) com a garantia de consistência e qualidade no atendimento, pois todos os meios usados funcionam de forma interligada e sincronizada.
Deste modo, é preciso que a empresa mapeie os canais mais importantes para os seus clientes e, através da tecnologia, faça essa integração.
Vale ressaltar que Omnichannel é diferente de Crosschannel e Multichannel. Entenda!
✔️ Crosschannel faz com que os canais de uma empresa se cruzem, ou seja, o cliente pode realizar a compra no site ou aplicativo e retirar o produto na loja física, por exemplo. Há uma integração entre os canais e eles se complementam na experiência do cliente.
✔️ Multichannel é quando uma empresa oferece vários canais de compras aos consumidores, mas esses canais não estão conectados entre si.
✔️ Já o Omnichannel, como explicado acima, faz com que todos os canais da empresa estejam conectados e integrados, trabalhando tudo de forma conjunta. Um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor para os consumidores. Isso evita ruídos na jornada de compra e a chance de fidelização do cliente é bem maior.
Varejo
Para iniciar uma estratégia de Omnichannel no varejo, é preciso um estudo aprofundado de como os processos estão estruturados, observação de cases e pesquisas junto ao público para entender seus canais de preferência.
É importante lembrar que, hoje, 93% das compras começam com uma busca no Google. Se antes as pessoas visitavam loja por loja para comparar produtos e seus preços, atualmente não há mais espaço para essa prática.
Basta uma pesquisa rápida no Google para o consumidor escolher modelo, ler as especificações do produto, assistir tutoriais no Youtube, eliminar os itens que não são do seu interesse, entre outras ações.
Mas, muitas vezes, o consumidor prefere ir à loja física para ver, conferir e testar o produto. E isso não é um problema. A questão é que sua visita à loja física já é muito mais direcionada e próxima da decisão de compra.
Por isso, é essencial que uma loja de varejo esteja presente também em outros canais (ex. site, blogs, aplicativos e diferentes canais físicos que abordaremos nos próximos temas), e essa presença viabilize o primeiro contato e depois conduza o cliente à unidade mais próxima.
Lembre-se: proporcionar experiências verdadeiramente positivas para os consumidores é o melhor caminho para o sucesso nas vendas.
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